quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

O Farandulo de Tó - Cartaz

Esta obra tem como cerne de estudo o “Farandulo de Tó”, cujas raízes, segundo o autor, parecem encontrar eco nas festividades do Solstício de Inverno, durante o período de romanização da Península Ibérica, sendo inédita a hipótese explicativa dos intervenientes nesta festividade, que se perde na memória do tempo. Mas o autor não se fica por aí e, de uma forma coerente e clara, oferece-nos um retrato histórico e cultural da Aldeia de Tó, Concelho de Mogadouro, rica em património arqueológico e histórico e dessa forma, abre portas para outros estudos e outras investigações.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Boas Festas


terça-feira, 10 de dezembro de 2013

"Farrusco" - novo livro de Isabel Mateus


Farrusco - Um Cão de Gado Transmontano é o sétimo livro de Isabel Mateus. Através do protagonista desta obra a autora regressa às suas raízes fundas na ruralidade portuguesa depois de Outros Contos da Montanha, O Trigo dos Pardais (obra do PNL), A Terra do Chiculate e Contos do Portugal Rural. A capa e as ilustrações do livro são da autoria de Cristina Borges Rocha.
“Isabel Mateus, que nasceu nas Quintas do Corisco, Torre de Moncorvo, trabalha e vive em Inglaterra, mas a realidade rural trasmontana com que conviveu na infância está bem presente e também nesta novela, que narra a história de um cão de gado, que faz lembrar em muitos momentos o conto “Nero”, dos Bichos, de Miguel Torga” (A. M. Pires Cabral).

“Isabel Mateus parece ter mergulhado ecológica e intencionalmente no ‘mundo cão’ ao promover o vedetismo do simpático e serviçal farrusco. Paradoxalmente alerta para o risco de extinção que corre este castiço personagem do cenário e da vida das nossas aldeias. Deixa claro o apelo para que se conserve tal espécie canina. Mas torna evidente um enorme conjunto de valores a preservar. E naquilo que mais se evidencia e vale a pena ter em consideração, está subjacente o que caracteriza uma raça, um ambiente, um povo... de valor, com valores, a preservar” (A. Guilhermino Pires).

O livro está disponível nas plataformas on line Wook e Bertrand bem como na Amazon e em livrarias selecionadas. Para mais informação acerca do livro e contacto com a autora por favor visite o seu site: www.isabelmateus.com.

Farrusco é uma boa prenda para oferecer, acolher e ler à lareira neste Natal!


segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Natal com Alma de Ferro

Domingo, dia 9/12, o grupo de teatro Alma de Ferro, de Moncorvo, levou à cena, no espaço do Celeiro, a peça infantil "Um presente para o Pai Natal".
Apesar do frio, o público acorreu à chamada, com destaque para a pequenada.
Aqui fica um registo em pose, pela objectiva do fotógrafo (e também actor) Camané Ricardo, a quem agradecemos o envio: 

sábado, 7 de dezembro de 2013

Iniciativas de Natal 2013 - Moncorvo

Programa de Natal/2013 promovido pela Câmara Municipal de Torre de Moncorvo:
(clicar sobre o cartaz para AMPLIAR)

De que destacamos a iniciativa de recolha de alimentos e vestuário para os mais carenciados (iniciativa do município em colaboração com a AJUM, Escuteiros, Paróquia de T. de Moncorvo e Juntas de Freguesia do concelho):


terça-feira, 3 de dezembro de 2013

"Passeio micológico" procura potenciar a serra do Roboredo

Realizou-se no passado dia 30/11 mais uma edição do Passeio Micológico à serra do Roboredo, iniciativa organizada pela associação do PARM em articulação com o Museu do Ferro & da Região de Moncorvo (CMTM/PARM), sendo coordenada pelo Engº. Afonso Calheiros.
Apesar do frio matinal, foram vários os participantes que acorreram à chamada, entre moncorvenses e visitantes, tendo-se optado pelo caminho da Casa Florestal até à mata do Calhoal.
Aqui ficam algumas imagens:
Explorando o velho caminho de origem medieval e alertando para as potencialidades da serra do Roboredo como recurso a desenvolver (floresta, micologia, pedestrianismo, BTT, etc.)

Entre as espécies introduzidas, encontram-se outras endémicas, como o sobreiro que se vê na imagem.

Recolhendo cogumelos.

Palestra sobre cogumelos, a que se seguiu a identificação dos mesmos.

Um "Roque", "roco" ou "frade", já identificado com  o seu nome científico: "Macrolepiota procera"...

O facto de ter chovido pouco neste Outono fez com que se vissem poucos cogumelos, e, dos poucos, já bastante ressequidos pelas fortes geadas que se têm feito sentir. Assim concluíu-se que para o próximo ano haverá que organizar esta iniciativa um pouco mais cedo, procurando dar-lhe uma maior projecção e divulgação.

(Txt. & fotos: N.Campos)